A escola não se resume a uma instituição meramente física, mas inclui um conjunto de memórias que une gerações sucessivas, tendo conseguido, ao longo dos seus mais de cinquenta anos de vida, afirmar-se perante a comunidade e assumir as funções que lhe foram atribuídas.
Foram muitas as gerações que por aqui passaram. O caminho nem sempre foi fácil mas, apesar de todas as vicissitudes, esta escola foi encontrando resposta aos diversos desafios que foram surgindo.
Quando foi criada (dec.41258 de 10/9/57), foi denominada Escola Industrial e Comercial de Pombal, acompanhando o período áureo de expansão do ensino técnico e da criação de estabelecimentos com esse objectivo. Funcionou em instalações provisórias até que o novo edifício fosse construído, tendo as obras sido concluídas em Agosto de 1963. Entrou em funcionamento no ano lectivo de 1963/64 sem que tenha sido inaugurada. Vários cursos foram sendo implementados de acordo com as solicitações locais.
Com o movimento de 25 de Abril terá uma nova denominação, passando a ser designada de Escola Secundária de Pombal. Profundas mudanças foram introduzidas neste período a nível de organização e democratização do ensino. Procurando acabar com a situação discriminatória de base sócioeconómica é feita a unificação dos ensinos liceal e técnico, desaparecendo, assim os seus propósitos iniciais de formação técnica. Terá sido esta a primeira grande ruptura. Só muito mais tarde serão implementados os cursos tecnológicos e, mais recentemente os profissionais que irão, de algum modo, permitir a formação técnica dos jovens. Foi também instituído um novo modelo de gestão que se manterá até 2009.
O crescimento contínuo do número de alunos obrigou a constantes obras de adaptação de espaços e equipamentos, situação particularmente sentida nos anos oitenta. Com o surgimento de novos estabelecimentos de ensino na região, nos anos 90, foi possível encontrar um maior equilíbrio na distribuição dos alunos, relativamente às capacidades de espaço.
Hoje a Escola Secundária de Pombal apresenta uma nova imagem, completamente renovada tendo sido objecto de uma profunda remodelação o que lhe permitiu melhorar a sua eficácia física e funcional com condições para a prática de um ensino mais moderno e adaptado às novas tecnologias.
PARTILHE ESTE LOCAL