Biografia
Rancho Típico de Pombal
(Membro efetivo da Federação de Folclore Português)
Fundado em 1951, o Rancho Típico de Pombal (que teve a sua origem no Rancho Flores de Pombal), levou a cabo uma recolha etnográfica por todo o concelho, fazendo parte do seu reportório músicas e recolhidas em diversas freguesias.
A forma de dançar tem por base três características fundamentais que se conjugam: rodopio, rodízio e marcadinho.
Atuou em diversos locais do país (continente e ilhas) e também no estrangeiro
(Espanha, Alemanha, França, e Suíça) em diversos festivais de folclore. Organiza anualmente o festival de folclore, integrado nas tradicionais Festas do Bodo (festas do município), tendo também organizado os festivais da primavera em colaboração com a Câmara Municipal de Pombal.
Tem atualmente seis discos gravados. Efetuou seis atuações na RTP, (num programa sobre folclore dirigido por Pedro Homem de Melo), tendo sido o primeiro rancho folclórico a atuar na radiotelevisão, quando esta ainda se encontrava em regime experimental. Acrescenta-se ainda, a presença na RTP a 23 de agosto de 1998 e a participação num dos programas da rubrica “ Portugal Português” (TVI).
Recebeu a Medalha de Prata de Mérito Municipal e foi honrado toponimicamente com a atribuição do seu nome e uma das ruas da cidade de Pombal. É fundador da Federação do Folclore Português, tendo também contribuído para a fundação da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura, onde exerceu os cargos de Vice-presidente da Direção, Presidente e Secretário da Assembleia Geral, cargos esses, que já se repetiram.
Local de recolha: junto das pessoas mais idosas das freguesias de Redinha, Abiul, Vermoil, Meirinhas, Vila Cã e Pombal.
Trajes: noivos, domingueiros (ricos e remediados) e trabalho (camponeses abastados e pobres).
Utensílios: cofos (cestos de palha) e cântaros de barro
Tocata: acordeão, ferrinhos, reco-reco e guitarra
In Cancioneiro folclórico do Concelho de Pombal : outros tempos, outros costumes. / Pombal: Câmara Municipal, 2016. / 231 p.
Mostra de Trabalhos
- 5 de Abril, 2021
- 0 Comentário