Morada
Rua D. Inês Sul, nº 25 | 3105-004 Almagreira
Contatos
Manuel da Silva Santos: 236 219 206 / 913 165 053
Redes Sociais
Biografia
O Grupo Folclórico e Etnográfico de Almagreira apresentou-se pela primeira vez em palco a 11 de junho de 1989, para as pessoas das terras de Almagreira. Tornou-se desde então num marco importante da sua história cultural, com o intuito de divulgar e preservar as tradições Etno-folclóricas de Almagreira e região de Pombal.
Honrar a tradição para que a história da região não seja esquecida é o primordial objetivo. Para tal, conta única e exclusivamente com o empenho de todos os intervenientes, um grupo que ronda a meia centena.
Como resultado do trabalho que desenvolve desde a sua fundação, o GFEA tem no seu reportório temas que apresenta com regularidade no nosso país, bem como além fronteiras. As danças que apresenta são mexidas e variadas, mostrando por um lado, a alegria das pessoas do século passado e como se divertiam e, por outro lado, a força e energia de quem estava habituado a trabalhar de sol a sol.
Para além de danças de final de trabalhos agrícolas, apresenta também danças de romaria.
Tem ainda recriado algumas atividades que caíram em desuso, como a matança do Poço, a apanha do milho e descamisada, assim como o cantar das almas.
Locais de recolha: Junto das pessoas idosas da freguesia
Trajes: Noivos, camponeses abastados, domingueiros, romeiros, mulher de ver a Deus, camponeses, traje de ir à feira e tremoceira,
Utensílios: malho, enxada de pontas, serra, ferro para tirar resina, regador, cabaço, braçal, vara, cesto de vindima, cesto do almoço, cântaro.
Tocata: acordeão, concertina, bombo, guitarra, reco-reco, ferrinhos e cavaquinho.
Mostra de Trabalhos
- 18 de Março, 2021
- 0 Comentário