O Arquivo Municipal de Pombal foi criado por deliberação camarária de 9 de Dezembro de 2002, no âmbito do Programa de Apoio à Rede Nacional de Arquivos Municipais (PARAM), do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, tendo sido comparticipado financeiramente para a sua instalação, em edifício construído de raiz. A primeira pedra foi lançada no dia 11 de Novembro de 2004, sendo inaugurado no dia 29 de Julho de 2006.
Constituído fundamentalmente pela massa documental produzida e recebida pelos diversos serviços municipais no decorrer das suas funções, desde o século XVIII, até aos nossos dias, para preservar a memória dos atos da administração para efeitos de testemunho, prova ou informação, como garantia dos direitos dos cidadãos. Muitos são os registos nas mais diversas formas: livros, pergaminhos, cartazes, fotografias, postais, entre outros, de extrema relevância para o estudo da história do nosso Concelho.
O Arquivo cuja área total é de cerca de 1.077 m2, é composto por: receção; sala de leitura com capacidade para 8 lugares para consulta gratuita, sendo um espaço equipado com o sistema de “wireless”, permitindo o acesso à internet, a partir dos computadores de uso pessoal, onde se encontra uma pequena biblioteca de apoio à investigação de livre acesso, e onde se podem consultar os instrumentos de descrição documental (IDD’S), inventários e catálogos; 3 gabinetes técnicos; sala de reuniões; 2 depósitos com capacidade para cerca de 3.400 ml de documentação.
Missão e Competências
O Arquivo Municipal de Pombal tem como missão recolher, inventariar, preservar e divulgar o património arquivístico, garantindo o acesso à informação em qualquer suporte (analógico e digital) em que se encontre registada a informação, promovendo e valorizando o património do concelho.
Propor a aquisição, recolha e /ou tratamento de conjuntos documentais pertencentes a outras entidades (empresas, privados, famílias), considerados de interesse para a história da cidade e do concelho, por compra, depósito ou doação;
Promover a divulgação e publicação de documentos inéditos ou de trabalhos de investigação, designadamente acerca da história do município ou de figuras e temáticas, que se relacionem com a documentação conservada, bem como atividades de âmbito cultural (exposições temáticas, encontros) e educativo (visitas guiadas, ateliers).