CENTRO DE EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA
Edificado nos anos 30 do século XX, construído na antiga estrada nacional N1, onde a linha dos caminhos-de-ferro e as suas cancelas davam entrada à ainda Vila de Pombal, a Casa Varela parte de um projeto encomendado ao Arquiteto Ernesto Korrodi com o objetivo de servir de habitação familiar. A história encarregou-se de lhe mudar a função. Durante décadas aqui estiveram sediados o “Armazém Varela” que ocupou a cave e rés-do-chão, sendo um centro de encontro para compras a granel, uma loja grossista de retrosaria, entre múltiplas funções que foi tempo ao longo dos tempos.
Mas as memórias dos Pombalenses associam-se às escadas que davam acesso ao segundo piso, local onde um amplo salão teve múltiplas funções a partir dos anos 50: escola, sede de coletividades, restaurante, festas de casamentos e, sobretudo, os bailes da cidade.
O edifício foi progressivamente perdendo a sua ocupação, sendo adquirido pela Câmara de Pombal em 2011, e classificado em 2012 como monumento de interesse público.
Após um processo de cuidada requalificação da Casa, este equipamento destina-se agora à área da Cultura através de um Centro de Experimentação Artística. Um local para receber criadores nacionais e estrangeiros para desenvolver os seus trabalhos e desenvolver o seu caminho artístico. Um catalisador de experiências na ligação entre artistas, investigadores e outras iniciativas culturais. Uma estrutura flexível e modular, que presta apoio no caminho da profissionalização das artes no nosso território.