Cristina Clara, portuguesa, e Aixa Figini, argentina, ambas com um percurso fortemente ligado à canção tradicional, mas de olhos postos no mundo, encontra-se em Lisboa para casar o Fado e o Tango, juntamente com uma equipa excecional de músicos provenientes de ambos os géneros.
Fascinadas pela afinidade poética e histórica dos dois géneros musicais, símbolos maiores das culturas a que estão associados, Cristina e Aixa encetaram uma busca que evidencia as estórias, a poesia e a expressão apaixonada das duas canções. Partindo da raiz tradicional criam, então, a sua própria viagem.
Além da relação que se estabelece entre fados e tangos, as duas intérpretes relatam as estórias muitas vezes surpreendentes por detrás das canções, envolvendo o público nesta incursão.
“À beira do cais”, porque é no porto que tudo começa e acaba, onde o fado e o tango se forjaram, entre nativos e forasteiros. À beira do cais foi também onde as duas cantoras se conheceram, em pleno bairro de Alfama onde o fado continua a ser anfitrião, permeado pelas influências de todos os que por ele não passam sem deixar marca.
É precisamente esta vivência que levam para o seu concerto, juntamente com músicos reconhecidos como referências nos seus respetivos géneros musicais. Bernardo Couto na guitarra portuguesa, João Filipe na viola de fado, e o argentino Martin Sued no bandoneón. Assim se encontram primorosamente as duas sonoridades, representadas pelos instrumentos que melhor as caracterizam.
Este concerto é um movimento de encontro e partilha entre as duas culturas, numa viagem musical que abrevia distâncias e convida cada um a ser parte desta tripulação.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Voz Cristina Clara (Portugal) e Aixa Figini (Argentina) Guitarra portuguesa Bernardo (Portugal) Bandoneón Martin Sued (Argentina) Guitarra de 7 cordas Manel Ferreira (Portugal)
Entrada Gratuita. Reserva obrigatória de bilhetes. | Informações: teatrocine@cm-pombal.pt | 236 210 542
“À Beira do Cais” é uma proposta da edição de 2021 dos “Visionários – Grupo de Espetadores Ativos (projeto Be SpectACTive!)”, um projeto da Artemrede, em parceria com a Câmara Municipal de Pombal. Os “visionários” são espetadores que aceitaram o desafio de escolher uma parte da programação cultural do concelho. Para isso, comprometeram-se a assistir em formato audiovisual a um conjunto de espetáculos nacionais e internacionais que foram discutidos em alguns encontros entre todos, na perspetiva de selecionar um ou mais desses espetáculos para serem incluídos na programação municipal.