Breve Enquadramento Histórico

O Teatro-Cine de Pombal nasce, na primeira metade do século XX, na sequência de um ciclone devastador que terá sido responsável pela derrocada de um teatro que existia ao tempo e que, tudo indica, seria construído em madeira.

Este infortúnio terá levado um grupo de cidadãos a constituir uma sociedade com a finalidade de construir um teatro-cine. Depois de vários projetos, executados entre 1938 e 1948, todos de autoria dos arquitetos Camilo e Ernesto Korrodi, procedem, à sua construção na atual praça Comendador Manuel Henriques Júnior, aproveitando para o efeito uma fábrica de blocos aí existente da qual o novo Teatro-Cine terá herdado o mesmo espaço físico e as paredes exteriores laterais.

Resumiu-se o trabalho de construção ao interior, onde se integrou a linguagem oficializada do décor e do mobiliário dos anos 40, e à fachada que é executada em sóbrio Art Déco, tudo dentro de uma filosofia de controlo de despesas, o que motivou a ausência de materiais nobres e constante atrito entre os diferentes tipos de construção tradicional / moderno.

Não detendo importância por demais relevante em termos arquitetónicos, representou um valor de grande significância em termos de património sociocultural, fazendo parte da memória coletiva da cidade de Pombal. A sua existência pela glória dos espetáculos que marcaram gerações foi sofrendo, ao longo dos anos, as vicissitudes do tempo.

A Câmara Municipal de Pombal, na reconstrução que se inaugurou a 19 de março de 2002 pretendeu manter viva a memória de várias gerações preservando a arquitetura da fachada e dotando esta sala de espetáculos com as condições técnicas necessárias para as exigências e especificações atuais e futuras com comodidade e segurança.

Descrição do Edifício e suas Valências

O Teatro-Cine de Pombal é um espaço multifacetado com uma programação regular e diversificada que engloba diferentes áreas artísticas e públicos. Os espaços que o compõem e que conferem esta versatilidade são duas salas de espectáculos e duas galerias, quatro camarins individuais e um colectivo bem como uma sala de ensaios com uma boa área e revestida com espelhos ideal para ensaios de dança.

As salas de espectáculo têm diferentes vocações devido às suas próprias características sendo que a sala principal é mais vocacionada para grandes espectáculos, devido à sua lotação e dotação de todo o material técnico necessário para a realização de qualquer espectáculo, e o mini-auditório para conferências, formações e espectáculos com lotação mais reduzida.

As galerias no Piso 1 e -1 são espaços amplos e que possibilitam ter patentes exposições de diferentes áreas tais como Pintura, Fotografia, Escultura ou mesmo de carácter mais digital ou multidisciplinar como New Media Art e Multimédia pois a galeria no Piso 1 está equipada com sistema de som e projecção.

O Teatro-Cine de Pombal para além de toda a sua programação tem um Serviço Educativo que em diálogo constante com as escolas do concelho dinamiza inúmeras actividades de modo a aliciar os mais novos no Universo Artístico.

Fotos do Local

Detalhes do Local
Horário de Funcionamento
  • Semana
    De terça-feira a sexta-feira - 14:00 - 18:00
  • Sábado
    Mediante o agendamento dos espetáculos
  • Domingo
    Mediante o agendamento dos espetáculos
Eventos Neste Espaço
-----
10 de Dezembro, 2021
A Seguir
22 de Dezembro, 2021
5 de Dezembro, 2021
Expirado
26 de Novembro, 2021
Expirado
12 de Novembro, 2021
Expirado
Expirado
14 de Novembro, 2021
Expirado
Expirado
7 de Novembro, 2021
Expirado
30 de Setembro, 2021
Expirado
23 de Outubro, 2021
Expirado
Expirado
19 de Outubro, 2021
Expirado
16 de Outubro, 2021
Expirado
3 de Outubro, 2021
Expirado
2 de Outubro, 2021
Expirado
25 de Setembro, 2021
Expirado
16 de Julho, 2021
Expirado
11 de Junho, 2021
Expirado
12 de Junho, 2021
Expirado
16 de Julho, 2021
Terminada
Expirado
Expirado
Expirado
Expirado
27 de Fevereiro, 2021
Expirado
30 de Maio, 2021
9 de Maio, 2021
Terminada
Expirado
6 de Maio, 2021
Expirado
9 de Outubro, 2020