Nuisiz Zobop
“Suores de Mel e a Morte Não Terá Domínio é uma criação de dança que celebra a insubmissão e a revolução, inspirada no 25 de Abril e nas obras de vários autores como Eduardo Lourenço, Fernando Pessoa e Natália Correia. A peça trata a dança como uma expressão de resistência e transformação, combinando referências mitológicas, filosóficas e poéticas. Inicialmente, a dança reflete a embriaguez dionisíaca, comparada ao mel das abelhas, simbolizando a liberdade e a rebeldia humana, manifestando-se numa dança urgente e multiforme, que desafia identidades fixas e papéis sociais restritos, evocando uma revolta silenciosa das árvores e da floresta. A dança é descrita como uma saturnália contínua, uma celebração da loucura e uma inversão das normas sociais. Inspirada pela poesia de Natália Correia, a dança incorpora pulsões e desejos humanos, criando um movimento de insubmissão e heteronomia. A peça também critica a transformação das manifestações femininas em festivais controlados pelo estado, onde as figuras femininas são relegadas a musas e os homens dominam o palco.”
Ficha Artística
Parcerias: Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto – FLUP, Escola do Superior de Educação do Porto, Escola Superior de Arte Dramática da Galiza, ESMAE-Escola Superior Música e Artes do Espetáculo do Porto, Universidade Lusófona do Porto e Fórum Dança.
Apoios: Ágora – Cultura e Desporto e Festival Abril Dança Coimbra – Teatrão
Apoio Internacionalização: Fundação Calouste GulbenkianA Nuisis Zobop é uma estrutura financiada por República Portuguesa – Cultura/ DGArtes – Direção-Geral das Artes
APOIO
Bilhete: 5,00€.
Reservas e Informações: bilheteira@cm-pombal.pt | 236 210 542