O Museu Marquês de Pombal é um núcleo museológico do Museu Municipal de Pombal. Está instalado na antiga Cadeia Velha de Pombal, mandada construir pelo Marquês de Pombal em 1776. Teve a sua origem numa doação e no intenso trabalho de pesquisa, recolha e seleção do antiquário, pombalense, Manuel Gameiro. Um colecionador que, ao longo de 25 anos, conseguiu catalisar à sua volta o entusiasmo de outros, reunindo um valioso conjunto de peças de valor histórico e artístico, que foram pertença de Marquês de Pombal ou que com ele se relacionam.
O museu foi inaugurado no dia 8 de Maio de 1982, no âmbito das comemorações do Bicentenário da morte do estadista Sebastião José de Carvalho e Melo, 1º Conde de Oeiras (1759) e o 1º Marquês de Pombal (1770). Em Julho de 2004 foi transmitido para a Cadeia Velha de Pombal, na Praça Marquês de Pombal.
Trata-se do único museu monográfico dedicado a Sebastião José de Carvalho e Melo, significando uma justa homenagem ao eminente estadista, testemunho ímpar da cultura portuguesa do século XVIII.
O espólio é muito variado e abrange diversas áreas e coleções.