O Dōing Pombal – espaço maker surge na Biblioteca Municipal de Pombal através de uma parceria com a Fábrica Centro de Ciência Viva da Universidade de Aveiro, fruto da vontade de trazer a Pombal e à Biblioteca um serviço inovador, diferenciador e promotor de maior proximidade à comunidade.

Constituiu-se como uma oportunidade de apoiar as estruturas educativas do concelho a um nível global e o cidadão comum a um nível individual, tendo como referência a missão do Município. Para um projeto que marca uma mudança e uma pretensão de acompanhamento da evolução da Sociedade, definimos objetivos gerais orientadores da ação a desenvolver no Dōing, a par dos objetivos específicos definidos ao nível da planificação do trabalho diário. Importa referir os seguintes objetivos associados ao Dōing: promover o desenvolvimento de novas aprendizagens ligadas a temáticas específicas como Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e/ou Matemática; Implementar workshops, ateliês ou formações que contribuam para consolidar a Biblioteca como espaço de aprendizagem não formal e ao longo da vida; Aproximar a Biblioteca da comunidade apoiando a conceção de projetos individuais com acesso a diversos recursos materiais; Estimular o pensamento criativo e inovador na procura de soluções para diversos problemas ou hipóteses; Implementar uma dinâmica associada aos quatro pilares da educação na lógica aprender-fazendo; Envolver, inspirar e valorizar as pessoas nos seus processos criativos e de pesquisa. Numa altura em que para além de saber ler e escrever é cada vez mais necessário saber-fazer, assistimos ao desenvolvimento da cultura Maker.

Este termo sugere a existência de criatividade e curiosidade a um nível que facilite a construção de coisas na ótica “faça você mesmo”, reparando objetos e compreendendo como funcionam. O Dōing Pombal apoia exatamente este conceito e a execução dos mais variados projetos, integrando no espaço de funcionamento alguns equipamentos de onde se destacam a máquina de corte, impressoras 3D, máquina de gravação a laser, e vários equipamentos oficinais e educativos que permitem trabalhar competências associadas a novas tecnologias e programação, em particular através da robótica e da probótica. Para um conhecimento mais profundo do funcionamento do espaço destacamos a existência de alguns equipamentos: a Plotter de corte, que com uma aparência idêntica à de uma impressora normal corta, com recurso a uma lâmina, diversos tipos de papel.

São inúmeros os projetos artísticos e outros que surgem através do corte de papel comum, fotográfico, película, papel vegetal ou vinil. A gravação e corte a Laser é uma oferta muito procurada e oferece a possibilidade de gravar em acrílico, metal, vidro, madeira, entre outros. Tal como a anterior, os projetos são enviados para a máquina com o apoio de um computador, fazendo com que o laser grave ou corte com muita precisão e rapidez. O Dōing está ainda equipado com uma serra circular de corte e uma máquina de furar, o que facilita a criação de objetos em vários materiais como madeira, ferro, aço ou acrílico. São máquinas que necessitam do apoio dos técnicos do espaço para serem manuseadas em segurança. Ao nível das novas tecnologias a modelagem e impressão 3D é o processo pelo qual objetos podem ser criados com base em modelos digitais através da deposição de materiais em camadas.

São muitos os objetos que têm sido criados no Dōing Pombal com fins e utilidades próprias onde destacamos, por exemplo, as peças produzidas no âmbito das Provas de Aptidão Profissional dos alunos do Ensino Profissional. A Probótica estimula a aprendizagem da programação através da utilização do Lego We Do 2.0. As crianças e jovens que tiveram já a oportunidade de contactar com esta dinâmica aprenderam a construir modelos e a programa-los atendendo às características que lhes quiseram atribuir. A Robótica funciona através do manuseamento de pequenos robots, os Ozobots, e facilita o desenvolvimento do pensamento criativo e da procura de soluções para os mais diversos desafios que vão surgindo à medida que vão sendo explorados. Noutras áreas há, ainda, a possibilidade de adquirir alguns conhecimentos de eletricidade, em que os utilizadores são desafiados a construir pequenos circuitos elétricos recorrendo a soldas com estanho e compreendendo o que os faz funcionar e como.

Podemos ainda apontar a construção da máquina de rabiscos como estímulo à imaginação no processo de planeamento e execução de um projeto de pequenas máquinas que vão deixando um rasto colorido. Todas as dinâmicas apontadas exigem alguma mediação mas, na sua base, há o incentivo à experimentação autónoma e ao auto questionamento relativamente a todos os processos necessários para ultrapassar os desafios que vão surgindo. Salientamos ainda que, perante todos estes desafios, as possibilidades de exploração de temas específicos e de lhes aliar dinâmicas de promoção do livro e da leitura são, também, um ponto forte que acrescenta valor intrínseco ao Dōing e, por sua vez, à Biblioteca, oferecendo-lhe uma indiscutível capacidade de adaptação a novos tempos. Por outro lado, o makerspace oferece, além desta vertente dinâmica com atividades preparadas para promover o envolvimento e a participação ativa da comunidade, a hipótese de cada um trazer a sua própria ideia e iniciar um projeto que sirva os seus interesses e necessidades.

O Dōing foi já procurado para conceção de materiais de apoio à prática profissional como, por exemplo, a construção de um recurso educativo de apoio à Terapia da Fala, entre outros. O espaço maker tem na sua base os princípios ligados ao conceito STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e alia conhecimentos de cada uma das áreas, revelando-se um forte complemento não só ao Serviço Educativo como a outros serviços da Biblioteca já oferecidos aos utilizadores. Na Biblioteca o Dōing funciona como espaço de acesso gratuito a todos os cidadãos que pretendam conhece-lo e partilhar ideias ou projetos e destina-se a várias faixas etárias que vão desde crianças (em idade pré escolar e escolar), adultos até à população sénior.

Relativamente ao impacto na comunidade o Dōing Pombal conquistou rapidamente o seu lugar desde a sua implementação, em particular junto das escolas que, prontamente, se organizaram no sentido de estabelecer uma parceria com a Biblioteca para que os seus alunos, de vários níveis de ensino, pudessem usufruir de algumas dinâmicas realizadas no Dōing, promovendo o desenvolvimento de várias aprendizagens iniciadas na escola em diversas disciplinas e complementando os conhecimentos adquiridos.

Partilhar