Baile dos Pastorinhos é um trabalho em parceria real e ativa no território e na Rede Cultura.
Se herdamos da política do espírito a degradação da imagem do folclore nas populações, importa fazer o trabalho inverso: regressar ao terreiro e devolver a dança ao corpo e à vida de cada um de nós.
Ação reconhecida pela ESECS – Politécnico de Leiria
Objetivos
Desenvolver competências e sensibilidade para a salvaguarda das danças tradicionais e popular;
Conhecer técnicas Pedagogias de intervenção para o ensino da dança;
Desenvolvimento da capacidade de análise interpretação da ficha Etnocoreográfica;
Desenvolver noção e reconhecimento da estrutura rítmica coreográfica;
Conhecer algum reportório tradicional local
Programa
1 – Exploração do conceito de dança tradicional na sociedade ao longo de todos os tempos e na atualidade
O Ritmo Na Dança Tradicional e Popular;
2 – Consciência do ritmo associada as componentes motoras da dança;
Noção de frase musical;
Noção e reconhecimento da estrutura rítmica coreográfica e das suas componentes;
Exercícios aplicados por etapas e reprodução através do movimento;
Aspetos didáticos da instrução do ritmo
3 – A Escrita Etnocoreográfica da Dança
Compêndio sobre o desenvolvimento da escrita das danças, exemplos de outros países
Exploração do conceito de figura de uma dança.
Diferenciação e conhecimento dos elementos constituintes de uma figura (passo, posição, formação, evolução).
Dimensões e conteúdos das fichas etnocoreográficas
Análise e interpretação da ficha de uma dança
4 – Intervenção Pedagógica para o ensino da dança
Sugestão de Metodologia de Ensino de uma Dança Tradicional e Popular
5 – Reportório de danças tradicionais locais
Enquadramento das danças abordadas nos nas exigências do currículo nacional e das aprendizagens essenciais
Progressão pedagógica na abordagem das danças para diferentes idades e contextos
Podem ser abordados: Fado, Fadinho, Choutice, Vá de Roda, Vinhedos, Passe Catre, etc.
FICHA TÉCNICA
Modalidade: Ação de Formação de Curta duração (Nos termos do ponto 1 do Despacho nº 5741/2015, de 29 maio)
Duração: 6 horas presenciais: das 9h30-17h
Formadora: Marisa Barroso
Destinatários: Folcloristas; Professores dos grupos 100, 110, 200, 240, 250, 260, 300, 400, 420 e 620