O lançamento do ”Café Memória” em Portugal é uma iniciativa da Sonae Sierra e da Associação Alzheimer Portugal e conta desde o seu lançamento com o apoio de diversos parceiros institucionais: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Montepio e Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.
Conta ainda com o apoio da Fundação PT e da Llorente y Cuenca e, a nível local, de uma rede alargada de entidades promotoras e outros parceiros que contribuem para a implementação dos Cafés MEMÓRIA.
O projeto Café MEMÓRIA foi criado em Abril de 2013 e teve início com as sessões a decorrerem nos centros comerciais Centro Colombo e CascaiShopping.
É um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respectivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo, num contexto informal. Nos Cafés Memória, o ambiente é acolhedor, reservado e seguro.
Nas sessões, facilita-se a interação entre todos, oferece-se apoio emocional, informação actual e útil e promove-se a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de serviço social
Os Cafés MEMÓRIA têm por missão proporcionar a partilha de experiências, apoio emocional e informação a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respectivos familiares e cuidadores, em sessões estruturadas, não clínicas, num espaço informal e ambiente protegido do estigma social, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e redução do isolamento social.
Os Cafés MEMÓRIA estão ainda empenhados em sensibilizar a comunidade para a problemática das demências e envolvê-la na prossecução dos seus objetivos, nomeadamente através da prática de voluntariado.

Informações: geral.centro@alzheimerportugal.org  |  236 219 469  |  967 234 704

*A Participação nos CAFÉS MEMÓRIA é Gratuita e não Necessita de Marcação Prévia *

Mais Informações

Detalhes do Evento