Expirado

Assumidamente empenhada na promoção da cultura em geral, e, neste caso, da música em particular, a Câmara Municipal de Pombal lança, em Novembro de 1998, as bases de um projecto que levaria à constituição do Coro Municipal Marquês de Pombal.

Pretendia-se reunir, em torno da ideia, um conjunto de pessoas oriundas das diferentes freguesias do concelho, com gosto pela música e capazes de dar corpo a esse projeto, por forma a torná-lo uma permanente embaixada cultural das terras e das gentes de Pombal.

Ainda nesse ano, e após um período de sensibilização e de captação de vozes, são iniciados os ensaios que levaram a uma primeira actuação pública a 11 de Novembro de 1999, inserida nas Comemorações Oficiais do Dia do Município, data em que se passou a comemorar o seu aniversário.

Desde então, com a configuração de um coro misto, composto por cerca de 48 elementos com idades compreendidas entre os 18 e os 78 anos, tem-se dedicado à preparação, interpretação e promoção de música coral de diferentes épocas e estilos, de autores nacionais e estrangeiros.

Ao longo do seu historial, conta já com mais de duas centenas de atuações em concertos e encontros corais um pouco por todo o país, alguns dos quais em conjunto com os mais prestigiados coros nacionais, registando no seu currículo também algumas experiências no estrangeiro, com atuações em Biscarrosse (França), Ceuta, País Basco e Valência (Espanha) e Praga (República Checa) e recentemente entre os dias 02 e 06 de Outubro de 2019 no Festival Internacional de Música Coral em Cracóvia (Polónia).

Já sob a direcção artística do actual maestro, Vítor Gonçalves desde Fevereiro de 2002, tem assumido, em variadíssimas realizações, o desafio de se fazer acompanhar por orquestras e bandas filarmónicas, o que tem constituído uma mais-valia qualitativa no seu desempenho.

A mais recente parceria ocorreu nos dias 02, 03 e 04 de Agosto de 2019 com a ONJ – Orquestra Nacional Jovem na interpretação do tema “The Queen Symphony”, respectivamente, na Casa da Música – Porto, Arcos de Valdevez e no CAE – Centro de Artes e Espectáculos na Figueira da Foz.

Empenhado na criação de uma organização que congregue os grupos que se dedicam a este género musical, fundou, em conjunto com outros grupos corais, a “FENAMCOR” (Federação Nacional de Movimento Coral).

Lançou no dia 11/11/2016 o seu 1.º CD.

Honrar e dignificar Pombal é seu empenhado propósito, acreditando os seus membros que, através da expressão musical, poderão elevar o nome da sua cidade e do seu concelho, mostrando a grandeza das suas gentes.

Entrada Gratuita   |   Informações: geral@cm-pombal.pt  |  236 210 500

Detalhes do Evento
  • Data / Início do Evento / Exposição
    19 de Dezembro, 2021 17:00
  • Espaço Cultural
  • Categoria do evento
  • Endereço do espaço cultural
    Igreja do Cardal
  • Informações - Telefone
  • informações - e-mail
  • Preço do Bilhete
    Gratuito
  • Classificação Etária
    Classificação Etária

    M/6

  • Informações Adicionais
    Informações Adicionais

    - Acesso a Mobilidade Reduzida
    - Plateia Sentada
    - Obrigatório o Uso de Máscara

Cartaz do Evento