Morada

Largo do Cardal, 3100-440 Pombal

Contatos

Vítor Mota Gonçalves – 914 704 991
coromunicipal@cm-pombal.pt

Redes Sociais

Biografia

Assumidamente empenhada na promoção da cultura em geral, e, neste caso, da música em particular, a Câmara Municipal de Pombal lança, em Novembro de 1998, as bases de um projecto que levaria à constituição do Coro Municipal Marquês de Pombal. Após um período de inscrições e de sensibilização destinada à captação de vozes, foram realizadas as primeiras audições em Novembro do mesmo ano com o Maestro Manuel Carreira Fernandes, co-fundador do CMMP.

Pretendia-se reunir, em torno da ideia, um conjunto de pessoas oriundas das diferentes freguesias do concelho, com gosto pela música e capazes de dar corpo a esse projeto, por forma a torná-lo uma permanente embaixada cultural das terras e das gentes de Pombal.

Ainda nesse ano, e após um período de sensibilização e de captação de vozes, são iniciados os ensaios que levaram a uma primeira actuação pública a 11 de Novembro de 1999, inserida nas Comemorações Oficiais do Dia do Município, data em que se passou a comemorar o seu aniversário.

Desde então, com a configuração de um coro misto, composto por cerca de 56 elementos com idades compreendidas entre os 17 e os 85 anos, tem-se dedicado à preparação, interpretação e promoção de música coral de diferentes épocas e estilos, de autores nacionais e estrangeiros.

Ao longo do seu historial, conta já com mais de duas centenas de atuações em concertos e encontros corais um pouco por todo o país, alguns dos quais em conjunto com os mais prestigiados coros nacionais, registando no seu currículo também algumas experiências no estrangeiro, com atuações em Biscarrosse (França), Ceuta, País Basco e Valência (Espanha) e Praga (República Checa) e em Cracóvia (Polónia).

Sob a direcção artística do atual maestro, Vítor Gonçalves desde Fevereiro de 2002, tem assumido, em variadíssimas realizações, o desafio de se fazer acompanhar por orquestras e bandas filarmónicas, o que tem constituído uma mais-valia qualitativa no seu desempenho.

A 27/07/2022 interpretou com a ONJ – Orquestra Nacional Jovem, o tema ”Jubilate Deo” de Dan Forrest, no âmbito das Festas do Bodo e no dia 31/07/2022 no CAE – Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. A 05/11/2022 interpretou o tema “THE GREATEST QUEEN SYMPHONIC” no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota – Porto e no dia 12/11/2023 no EUROPARQUE em Santa Maria da Feira, ambos com a ONJ.

No dia 17 de dezembro de 2023 na Igreja do Cardal, interpretou o tema ”Jubilate Deo” de Dan Forrest, acompanhado da Orquestra Inês de Castro – Coimbra.

A mais recente parceria ocorreu nos dias 02 e 03 de Agosto de 2025 com a interpretação do tema “The Queen Symphony” na Casa da Música – Porto, e no CAE – Centro de Artes e Espectáculos na Figueira da Foz. Este espetáculo já tinha sido interpretado com a ONJ na Casa da Música, no CAE e em Arcos de Valdevez nos dias 02, 03 e 04 de agosto de 2019.

Numa nova parceria agora com a banda Mercury Falls Band, no âmbito das Festas do Bodo – Pombal, que ocorreu no dia 28/07/2025, interpretaram o tema “THE GREATEST QUEEN SYMPHONIC”.

No dia 17 de dezembro de 2023 na Igreja do Cardal, interpretou o tema ”Jubilate Deo” de Dan Forrest, acompanhado da Orquestra Inês de Castro – Coimbra.

No dia 21 de dezembro de 2025 na Igreja do Cardal, interpretou o tema ”Jubilate Deo” de Dan Forrest, acompanhado do pianista Daniel Romeiro e de percussionistas da Filarmónica Artística Pombalense.

Empenhado na criação de uma organização que congregue os grupos que se dedicam a este género musical, fundou, em conjunto com outros grupos corais, a “FENAMCOR” (Federação Nacional de Movimento Coral).

Lançou no passado dia 11/11/2016 o seu 1.º CD.

Honrar e dignificar Pombal é seu empenhado propósito, acreditando os seus membros que, através da expressão musical, poderão elevar o nome da sua cidade e do seu concelho, mostrando a grandeza das suas gentes.

Mostra de Trabalhos

Deixe um Comentário