Expirado

A partir do texto de Gil Vicente, encenado por Miguel Sopas
Elenco e produção: TAP – Teatro Amador de Pombal

A FARSA DO JUIZ DA BEIRA constitui um caso sui generis na obra de Gil Vicente: Pero Marques, o “juiz” do título, é uma figura que os leitores da obra vicentina (tal como os espetadores de há quinhentos anos) reconhecerão facilmente “de outro carnaval” – ele é o rústico e desajeitado marido com quem Inês Pereira, figura titular da farsa anterior que a leva no nome, acaba casada! Agora a viver na Beira com a sua esposa, lá onde “tinha sua fazenda” e “o fizeram juiz”, é chamado à corte para prestar provas diante do Rei, por se duvidar dos seus méritos para o exercício de tais funções. A esperteza rústica deste juiz e o seu entendimento muito pessoal do mundo e da Justiça desiludiriam, talvez, os burocratas da Justiça que o queriam pôr à prova – mas não certamente os espectadores, que assistem, nestas audiências de farsa, a uma divertida demonstração do “mundo às avessas” característico das obras mais cómicas de Gil Vicente.

Este espetáculo, com encenação de Miguel Sopas e cenografia de Ana Limpinho, constitui um regresso do Teatro Amador de Pombal ao trabalho cénico a partir das linguagens do Teatro de Máscara. A banda sonora do espetáculo é constituída por um conjunto de temas musicais originais, compostos por José Peixoto e gravados pelo Prisma Quintet – um quinteto de instrumentos de sopro de madeira que integra músicos pombalenses e que constitui a única formação profissional deste género a atuar em Portugal.

Ficha técnica e artística

Texto: Gil Vicente

Encenação e Máscaras: Miguel Sopas

Composição e Direcção musical: José Peixoto

Interpretação musical: Prisma Quintet (Daniela Massano – clarinete, José Domingues – fagote, Rúben Neves – saxofone, Samuel Marques – clarinete baixo, Sofia Brito – oboé)

Gravação e Edição de som: Luís Delgado

Cenografia, Figurinos e Adereços: Ana Limpinho

Assistência à criação de figurinos e Costura: Ana Gameiro

Desenho de luz e Operação: João Alegrete

Elenco: Catarina Ribeiro, Dália Luís, Humberto Pinto, Joana Eduarda Mendes, Joana Ferreira, Luís Catarro, Patrícia Rolo, Patrícia Valente, Paulo Rodrigues

Ilustração do cartaz: Susana Carvalhinhos

Produção: Teatro Amador de Pombal

Bilhete Gratuito.
Reservas e Informações: bilheteira@cm-pombal.pt | 236 210 542

Detalhes do Evento
  • Data / Início do Evento / Exposição
    26 de Novembro, 2022 21:30
  • Espaço Cultural
  • Categoria do evento
  • Endereço do espaço cultural
    Praça Manuel Henriques Junior
  • Informações - Telefone
  • informações - e-mail
  • Preço
    Gratuito
  • Classificação Etária
    Classificação Etária

    M/12

  • Informações Adicionais
    Informações Adicionais

    - Plateia Sentada
    - Acesso a Mobilidade Reduzida

Cartaz