Num ambiente de fim de festa, com confettis e balões espalhados pelo chão, um músico começa a tocar. A música convoca a presença de três mulheres que contam as suas histórias. As histórias estão povoadas de personagens femininas que se confrontam com as suas escolhas e a sua conduta, procurando libertar-se dos chavões associados ao papel “tradicional” da mulher. Estabelece-se um diálogo entre a palavra e a música, onde cada uma tenta descobrir novas formas de se contar. Ao contrário das adoráveis meninas exemplares da Condessa de Ségur, que fazem as delícias de suas mães, as intrépidas meninas pouco exemplares debatem-se com as provas do desamor, da perda, da solidão e da liberdade. João Paulo Esteves da Silva, José Tolentino Mendonça, Raquel Nobre Guerra, Adília Lopes, João Negreiros, Teolinda Gersão, Golgona Anghel e Isabella Figueiredo, são as autoras e os autores que apresentam as provas e as privações vividas pel’As meninas pouco exemplares. O canto surge no final como forma de redenção.

As meninas pouco exemplares estrearam-se no Festival Os dias do Desassossego (2018) organizado pela casa Fernando Pessoa/EGEAC e Fundação Saramago. Este festival promove o cruzamento entre literatura, poesia, música e artes do espetáculo. A estreia teve lugar no foyer do Teatro São Carlos sob a forma de um concerto – leitura encenada. Após esta apresentação quisemos desenvolver o formato para concerto-espetáculo de forma a enriquecer as várias personagens femininas que nos contam os seus segredos, paixões violentas, desencantos e ousadias que são os exemplos da sua luta pela liberdade. Trata-se de um formato adaptável a espaços não convencionais, com um caráter informal que permite a apresentação num foyer de um teatro ou centro cultural, biblioteca, salão, etc.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Criação e Interpretação Ana Brandão, Carla Bolito e Sara de Castro Músicos Carlos Bica ou João Paulo Esteves da Silva Dramaturgia Carla Bolito Poemas Adília Lopes, Golgona Anghel, João Negreiros, João Paulo Esteves da Silva, José Tolentino Mendonça, Raquel Nobre Guerra Textos Isabela Figueiredo (“A gorda”), Teolinda Gersão (“Prantos, amores e outros desvarios”) Fotografias Vitorino Coragem Apoios Casa Fernando Pessoa e Fundação Saramago

Entrada gratuita com obrigatoriedade de reserva de bilhete e apresentação do certificado de vacinação digital

Informações: teatrocine@cm-pombal.pt | 236 210 542

Espetáculo Realizado No Café Concerto – 1ª Piso do Teatro-Cine

“Meninas Pouco Exemplares e o Músico Irrepreensível” é uma proposta da edição de 2021 dos “Visionários – Grupo de Espetadores Ativos (projeto Be SpectACTive!)”, um projeto da Artemrede, em parceria com a Câmara Municipal de Pombal. Os “visionários” são espetadores que aceitaram o desafio de escolher uma parte da programação cultural do concelho. Para isso, comprometeram-se a assistir em formato audiovisual a um conjunto de espetáculos nacionais e internacionais que foram discutidos em alguns encontros entre todos, na perspetiva de selecionar um ou mais desses espetáculos para serem incluídos na programação municipal.

Artemrede - POMBAL

19 de Dezembro, 2021 16:00
  • Endereço do espaço cultural
    Praça Manuel Henriques Júnior