Morada

Rua Capela São João, nº 82  –   3105-127 Ilha, Pombal

Contatos

Fixo: 236 950 614

Pres. Direção – Bruno Lopes: 918 949 907 / 966 869 321

Maestro – Paulo Branco: 966 869 321

Canal do Youtube

Redes Sociais

Biografia

A Associação Banda Filarmónica Ilhense, foi fundada em 1924, por Manuel do Couto Júnior, Manuel Pedrosa Capela e Manuel Pedrosa Boiça.

Participou na primeira festividade em Junho de 1926, no lugar de Água Formosa em honra de Santo António, e desde então tem participado em serviços de ordem religiosa, cultural e didáctica.

Durante vários anos, a Filarmónica Ilhense viveu momentos muito difíceis, desde a simples falta de energia eléctrica, até à necessidade de comprar instrumentos para os seus executantes e, só em 1930 é construída a primeira sala de ensaios, pois até então, esta ensaiava em casa dos seus executantes.

Em 1974,a Filarmónica festejou o seu cinquentenário. É nesse mesmo ano, que se começou a construir a nova sede, tendo sido inaugurada em Novembro de 1978, em 24 de Outubro de 2004 é inaugurada a reconstrução e ampliação.

Esta Associação Cultural, desenvolve paralelamente com a Filarmónica outras actividades culturais, tais como: Escola de Música, Banda Juvenil e Ensembles, grupos estes fundamentais para a formação e continuidade da banda filarmónica.

Do tempo em que os músicos ensaiavam à luz das velas esta Banda Filarmónica tem feito história…com avós, pais, filhos e netos que dedicaram a esta associação tudo, contribuindo para o que ela é hoje. São 90 anos de dedicação, sacrifício, espírito de grupo, disciplina, amizade, lealdade, rigor, promoção do povo e da cultura da sua terra e sobretudo da música. 90 anos de ensaios, procissões, arruadas, concertos, cerimónias, Igrejas, andores, Kms e Kms palmilhados, com uma farda vestida andando à chuva ao vento ao frio e ao calor insuportável do Verão.

Estando associada à Federação Portuguesa de Bandas Filarmónicas, ao INATEL, à Delegação Regional da Cultura do Centro, a Banda Filarmónica Ilhense participa em projectos musicais a convite das instituições acima referidas, realiza serviços religiosos, concertos na sua terra mas também por todo o país, no Arquipélago dos Açores, no Luxemburgo no dia de Camões de das Comunidades e recentemente em Espanha num encontro de bandas em Orepesa del Mar. Participa em encontros de Bandas, dinamiza a Escola de Música e a Banda Juvenil, que tem participado com a Biblioteca Municipal de Pombal em actividades de promoção do livro e da leitura para crianças.

Atualmente com 49 executantes, esta banda conheceu na sua história maestros como Manuel Francisco Ascenso (maestro fundador), António Carreira, António Oleiro, Carlos Pinto e Miguel Alves, que contribuiriam com a sua mestria e saber.

Esta associação de caris cultural está inserida numa comunidade rural com muitas tradições onde a Banda Filarmónica Ilhense ocupa um papel importante a todos os níveis, no desenvolvimento cultural da comunidade, no complemento da formação dos jovens que integram a banda e até um pequeno contributo na micro economia que a rodeia. Para além disso, contribui também para a divulgação das suas gentes, suas tradições e de todo o concelho com as inúmeras prestações de serviços por todo o país e pelo estrangeiro.

Mostra de Trabalhos