Morada

Pombal

Contatos

José Cantante: 914 801 757

Title

Site

Biografia

A Associação Concertinas do Marquês foi fundada a 18 de maio de 2018 e resultou da manifesta vontade dos seus fundadores face à crescente divulgação da concertina, fazendo jus ao crescente número de praticantes.

 O marco que presidiu à constituição deste grupo, está associado a um curso de iniciação que decorreu a 2012 e 2013 na Academia Musicool. Contou com doze praticantes.

Faltava criar uma “entidade” que congregasse as vontades dos seus praticantes, neste contexto surgiu o grupo.  Esperamos que a sua existência seja   duradoira e de união e convívio entre os seus executantes.

Após a sua fundação, o grupo participou em diversas atividades como festas, animações itinerantes, festas de aniversário, encontros de grupos de concertinas (Bajouca, Anços e Barrenta) e diversas romarias. Participou nas tradicionais Festas do Bodo em Pombal no ano de 2013.

Recentemente produziu animação musical num dos restaurante do concelho de Leiria. Com atuação para 900 pessoas. Animação de uma festa de apresentação de candidatura à Presidência da República.

O repertório inclui temas como: viras, valsas, marchas, canas-verdes, chulas, corridinhos e canções tradicionais de índole popular.

Além dos instrumentos musicais, a Pandeireta, Bombo, Viola e do Bandolim, existe lugar para outros instrumentos que harmonizem qualquer melodia. O repertório que tem vindo a crescer ao longo dos anos. Atualmente constam mais de quarenta canções, algumas de recolha local.

O número de elementos do grupo varia entre seis a doze elementos.

O grupo atua com e sem amplificações sonoras.

Os ensaios são abertos ao público.

A Associação espera constituir uma classe de praticantes de idades mais jovens para perpetualizar o futuro do grupo.

Mostra de Trabalhos