Morada

Av. Nossa Senhora da Guia n.º 119, 3105-089 Guia Pombal

Contatos

António Fernandes do Couto

(Pres. da Direção) – 962 467 022

Biografia

O “Coral Polifónico do Oeste”  surge em Novembro de 2006 de uma iniciativa conjunta da Direção da Filarmónica da Guia, de um núcleo diretivo do então Coral da Filarmónica Ilhense e com o apoio da Junta de Freguesia da Guia.

Partilha a sua Sede inicialmente com a Filarmónica da Guia, mas com total autonomia administrativa e financeira.

Teve a sua primeira atuação pública no dia 30 de Dezembro de 2006.

Assumindo-se desde o início “de âmbito regional”, recolhe também o apoio da Câmara Municipal de Pombal e das Juntas de Freguesia do Carriço, Ilha e Mata Mourisca.

Em 21 de Abril de 2008 foi constituído como Associação.

Ao longo destes anos de existência, as suas atuações consistem principalmente em concertos, celebrações religiosas, intercâmbios e encontros de coros. Destaque para as Comemorações dos 50 Anos do Tratado de Roma (2007), Cantar Abril (2008), Encontros de Bandas e Concerto de Primavera que se realiza todos os anos.

Teve a sua primeira internacionalização em Novembro de 2014 com a participação no Festival Internacional de Advento de Música Coral de Praga, na República Checa. Ainda em 2014, participou num concerto em Aceuchal (Badajoz) e já em 2015 no XXXII Festival Galaico-Português de Polifonia e Canto Coral em Carballiño (Galiza).

Atualmente tem sede própria na Guia, União de Freguesias da Guia Ilha e Mata Mourisca.

É composto por cerca de 45 elementos das freguesias a Oeste dos concelhos de  Pombal e Leiria: União de Freguesias da Guia Ilha e Mata Mourisca; Freguesia do Carriço; União de freguesias de Monte Redondo e Carreira e Freguesia Bajouca. Desenvolve atividades anuais regulares em interação com Câmaras Municipais, juntas de freguesia, paróquias e associações da sua área de implantação.

De Maio de 2007 até Outubro de 2013, o Coral foi dirigido pela Maestrina Larysa Babenko, de nacionalidade Ucraniana. Desde Outubro de 2013 é dirigido pelo Maestro Fundador Fernando Fernandes.

Mostra de Trabalhos