Largo da Cruz, 3 – 3100-012 Abiul

Luís Manuel Pacheco Cunha (Director Pedagógico e Artístico) – 917 704 923

Biografia

A Escola de Música de Abiul – adiante designada por EMA – é um projeto educativo que se insere no âmbito das atividades de intervenção no tecido social e cultural da freguesia de Abiul, desígnio que a Fundação Dr. José Lourenço Júnior chamou a si e vem implementando, com grande impacto na comunidade, desde os anos 70 do século passado. A EMA iniciou a sua atividade em 1999, tendo por ela passado já várias centenas de alunos, em regime de frequência de curso livre. Não dispondo de paralelismo pedagógico nem usufruindo de apoios do Ministério da Educação, a EMA não pode competir com a oferta formativa que o Concelho já regista aos níveis do 2º e 3º ciclos do ensino básico e também do secundário. Várias Escolas no Concelho estão em condições de proporcionar a formação musical em regime articulado, tendencialmente gratuita. Constata-se, com agrado, uma tendência para a renovação da população escolar com especial procura por parte de alunos mais jovens (1º ciclo). Esta realidade, consentânea com o crescimento demográfico que se verifica na Freguesia, é também particularmente grata ao Projeto, pois que permite intervir justamente ao nível onde se detetam (na freguesia e no concelho) mais carências em oferta formativa. Mas também obriga a uma maior exigência e organização por parte da Escola, já que o ensino é, nesta faixa etária, mais escrutinado pelos pais que, à imagem do que tendencialmente se verifica no resto do país, começam a compreender a necessidade de investir na formação artística das suas crianças e jovens. Outra faixa etária onde a Escola de Música de Abiul tem condições de intervir é o ensino de jovens adultos (que não usufruem, nas outras escolas, de regimes bonificados) e, também aqui, tem crescido a procura. A EMA tem vindo a adaptar-se a este quadro referencial no sentido de proporcionar uma melhor oferta formativa e melhor capacidade de organização. Só assim poderá continuar a cumprir o seu desígnio junto da população da freguesia de proporcionar ensino artístico de qualidade. Nos últimos anos a EMA tem alargado o seu campo de recrutamento não apenas a outras freguesias do concelho – Vila Cã, Pombal, Albergaria dos Doze – mas também a outros concelhos – Ansião, Alvaiázere – e distritos – Lisboa. A EMA conta, no seu corpo docente, com professores dos Conservatórios Nacionais de Coimbra e Lisboa. Os principais agrupamentos artísticos da Escola são os seus Coros Infantil e Juvenil e a sua Orquestra – OSGA, que se apresentou nas Festas do Bodo de Pombal e em várias outras cidades – Tomar, Coimbra.

Mostra de Trabalhos