Rua do Barreiro, nº 26  –  3105-102 Guia, Pombal

Célio Silva – 967 792 864

A Filarmónica da Guia – Associação Artístico-Cultural foi fundada a 27 de Maio de 1980 por iniciativa do Sr. Joaquim da Silva Carreira que, após várias diligências pelos lugares circunvizinhos da Guia, reuniu um grupo de habitantes de entre os quais se destaca um dos maiores financiadores da atualidade, o Exmo. Sr. Comendador José Maria Duarte Júnior, que suportou a aquisição de todo o instrumental e todo o fardamento iniciais, desenhado pela sua esposa Exma. Dª Lucília.

Em 2005, durante as celebrações das suas Bodas de Prata, esta Associação conseguiu finalmente realizar um sonho antigo. No dia 3 de Julho foi inaugurada a sua própria sede, uma vez que até então tinha utilizado alguns espaços cedidos quer pela Junta de Freguesia quer também pelo muito amigo desta Filarmónica o Exmo. Sr. Comendador José Maria Duarte Júnior.

A sua atividades tem sido pautada por atuações em diversos eventos religiosos, festas civis e populares nas diversas freguesias do concelho (Pombal) e dos concelhos vizinhos (Leiria e Figueira da Foz). Tem participado em encontros de bandas, festivais e receções a entidades civis, militares e religiosas.

Ao longo destes anos foram passando vários maestros, desde o fundador Exmo. Sr. Joaquim da Silva Carreira, seguindo-se o Exmo. Sr. Augusto César Oliveira e o Exmo. Sr. Luís Claudino Vieira.

Em pleno funcionamento, A Escola de Música da banda filarmónica tem fomentado o crescimento do jovem músico, fornecendo ensinamentos teóricos e práticos necessários para a “saudável prática musical”.

Mostra de Trabalhos