Morada

  • De Pombal
  • Atualmente Reside em Montereal – Canadá

Contatos

001-450-628-0395

001-514-265-3804

Whatsapp: +1-514-265-3804

Biografia

Joaquim Vitorino Videira Eusébio é natural de Lisboa, alentejano de coração (Beirã, Marvão, Alto Alentejo).

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi professor do Ensino Secundário, tendo exercido no Liceu Nacional de Setúbal, na Escola Preparatória de Pombal, no Liceu José Falcão, na Escola Tecnológica e Artística de Pombal, no Instituto D. João V (Louriçal) e na Escola Secundária de Pombal, onde foi professor do quadro de nomeação definitiva, tendo pertencido durante 5 anos ao Conselho Diretivo da Escola Secundária e orientado alguns Cursos de Formação de Professores no âmbito do Projeto Foco no domínio da Expressão Dramática e do Património.

Foi cofundador, diretor, encenador e ator do Teatro Amador de Pombal, criado em Julho de 1976, tendo sido galardoado em 1986 com o Prémio Directíssimo – Teatro Regional.

Foi encenador de 1981 a 1983 do Grupo de Teatro da Casa do Povo de Soure.

De 1980 a 1982 foi deputado da Assembleia Municipal de Pombal.

Foi responsável pelo levantamento cultural de oito das freguesias de Pombal. É cofundador da Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental de Pombal, da Cooperativa Rádio Clube de Pombal e do Rotary Club de Pombal. Foi diretor-adjunto do jornal “O Correio de Pombal” e chefe de redação do jornal “A Nossa Voz”. Integrou igualmente o grupo de música popular portuguesa “Sol Nascente”.

Fez o doutoramento em História da Arte na Universidade de Montreal.

Foi professor da Escola Secundária Lusitana de Montreal e professor de cultura portuguesa na Universidade de Montreal onde mantém uma ligação com a Cátedra de Cultura Portuguesa enquanto investigador.

Colabora regularmente na imprensa comunitária e anima um programa de Cultura Portuguesa na Lusaq Tv (Montreal).

Obras:

É coautor da antologia “A técnica do ator” (Delegação Distrital de Leiria do F. A. O. J., 1980).

É autor das monografias “Pombal – 8 séculos de História” (Câmara Municipal de Pombal, 1997, 2007); “Falando Português em Montreal”- (edição da Escola de Santa Cruz, 2001); ‘’ Rencontres – La communauté portugaise de Montréal – 50 ans de voisinage’’ (Centre d’histoire de Montréal, 2004); “Os Ciclos de Azulejos da Igreja do Convento do Louriçal”- (Câmara Municipal de Pombal, 2015; Prémio SOS Azulejo 2018). Coautor do catálogo da exposição do Musée du Quai Branly, Paris, ‘’Du Jourdain au Congo – art et christianisme en Afrique Centrale’’ (Flammarion, Paris 2016) e de ‘’Azulejo O que é / What is’’ (Centro Atlântico, Lisboa, 2018). A sua tese de doutoramento sobre a iconografia de Santo António de Lisboa na azulejaria portuguesa recebeu o Prémio SOS Azulejo 2016 e será publicada pelo Museu de Lisboa Santo António no decorrer de 2021.

Mostra de Trabalhos