Rua da Capela Nº16, Casal da Rola – 3105-155 Louriçal

Delfina Neves – 912 621 513

A 20 de junho de 2000, aquando da inauguração da Associação do casal da Rola, um grupo de casais desta mesma aldeia reuniu-se, a pedido da direção da associação, para mostrar algumas danças e cantares tradicionais da aldeia. Uma vez que a experiência foi bem-sucedida, decidiu-se dar seguimento a esta iniciativa.

Assim sendo no dia 20 de Julho de 2010 apresentou-se oficialmente à população o Rancho Típico, “ As Rolinhas” do Casal da Rola, no mesmo local da primeira iniciativa informal. A atividade contou também com a presença do rancho Folclórico e Artístico de Antões, e do Rancho Folclórico do Louriçal, passando estes a ser os padrinhos do Rancho.

Desde então tem atuado em diversas localidades, mostrando a cultura e tradição da sua aldeia.

O grupo é constituído por cerca de três dezenas de elementos, com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos, desde dançarinos e cantores e instrumentistas.

Locais de recolha: junto das pessoas mais idosas da aldeia

Trajes: o vestuário foi feito pelos próprios elementos do rancho, com as cores da Associação do Casal da Rola.

Tocata: acordeão, bombo e reco-reco.

In Cancioneiro folclórico do Concelho de Pombal : outros tempos, outros costumes. / Pombal: Câmara Municipal, 2016. / 141 p.

Mostra de Trabalhos