Morada

Rua do Caeiro nº1 | 3105 – 325 Redinha

Contatos

Lúcio Marto (Presidente do Rancho) – 913 011 104

Redes Sociais

Biografia

Em 1963, era fundado na Redinha, o Rancho Folclórico “ As Moleirinhas”, hoje designado por Rancho Folclórico de Redinha fazendo lembrar os costumes e tradições dos seus antepassados. Tendo a região, desde recuados tempos, profundas raízes folclóricas, é possível que para isso tenha contribuído a Romaria a Nossa Senhora de estrela. Desde sempre, ali aflui um grande número de pessoas pagando promessas, cantando e dançando ao toque de vários harmónios e concertinas, que nunca faltam para animar esta tradição.

O rancho tem participado em grandes festivais de folclore de norte a sul do país bem como, no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e França.

É membro efetivo da federação do Folclore Português e também da associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura.

Locais de recolha: junto das pessoas mais idosas da freguesia.

Trajes: moleiros, camponeses, lavadeira, teceira, domingueiro, camponeses abastados, romeiros e noivos.

Utensílios: cabaço (para tirar água dos poços e valas para rega), ancinho, crivo, saca da farinha (moleira), cesta do almoço, dobadoura, foicinho, cabaça.

Tocata: acordeão, ferrinhos, reco-reco, cântaro com abano e guitarra

In Cancioneiro folclórico do Concelho de Pombal : outros tempos, outros costumes. / Pombal: Câmara Municipal, 2016. / 277 p.

Mostra de Trabalhos