Morada

Rua da Escola, Reguengo   |   3105-442 Almagreira

Contatos

Arlindo Francisco: 963 601 995

Redes Sociais

Biografia

O Rancho Folclórico do Reguengo, pertence a uma pequena aldeia da freguesia de Almagreira. Foi fundado em 1973 pelas mãos de um morador local, o Senhor Elísio Oliveira, (já falecido), que se tornou no primeiro ensaiador. O primeiro rancho infantil do Reguengo foi criado em 1986 com crianças da aldeia, tendo durado cerca de 10 anos.

Em 2009, após alguns anos de inatividade, alguns dos antigos elementos dos ranchos juntaram-se e criaram os atuais Rancho Folclórico do Reguengo e Rancho Infantil do Reguengo. Procedeu-se então a uma recolha de trajes, utensílios e músicas, algumas já cantadas e tocadas pelo antigo rancho, e outras cantadas pelas pessoas mais idosas da localidade. A 31 de maiode 2009, os ranchos atuaram pela primeira vez na localidade de Assanha da Paz e desde então têm atuado em vários locais do país, mostrando os usos e costumes da região.

O rancho foi registado em 2011, passando a ter a sua sede no edifício da escola primária do Reguengo.

Locais de recolha: junto das pessoas mais idosas da localidade

 Tajes: rancho adulto: noivos; ambos os ranchos: domingueiros e camponeses

Utensílios: enxada de pontas, foice, ancinho de madeira, ferro para tirar resina, moal, lavadouro, gamela, dobadoura, cesto de vindima, cesto do almoço, etc.

Tocata: acordeão, bombo, reco-reco, ferrinhos, cavaquinho, pandeireta e medida com abano.

Mostra de Trabalhos