Barrocal – Pombal

Manuel António Neves – 917 627 096

Foi fundado a 18 de agosto de 1974, simultaneamente com a A.J.E.C – Associação Juvenil Educativa e Cultural. Sediado no Barrocal, este rancho é um representante das músicas, danças, cantares e trajes tradicionais desta região, de aldeias ajoelhadas na base norte da Serra da Sicó.

Sendo oriundo de uma região onde a agricultura e a pastorícia sempre foram atividades predominantes, é constante o seu forte empenhamento na recolha e divulgação fiel, de toda a vasta riqueza folclórica e etnográfica da região.

Assim, regista centenas de atuações em festas e festivais de folclore quer nacionais, quer internacionais.

Locais de recolha: junto das pessoas mais idosas da região.

Trajes: pastor, camponeses, ceifeiros, tecedeira, dona de casa, camponeses abastados, noivos e cidadão comum.

Utensílios: cajado, cabaça do vinho, cabaz de verga, dobadoura e fuso, foice, moal, crivo, cântaro, enxada de pontas e rasa, furador de loiça, ripanço e tasquinha.

Tocata: acordeão, bombo, guitarra, banjo, reco-reco e ferrinhos.

In Cancioneiro folclórico do Concelho de Pombal : outros tempos, outros costumes. / Pombal: Câmara Municipal, 2016. / 199 p.