Ramalhais / Abiul

Lucília Carvalho – 917 497 731

Fundado a 8 de agosto do ano de 2008, na localidade de Ramalhais, freguesia de Abiul, iniciou a sua atividade com danças e cantares folclóricos do nosso país.

Após várias recolhas etnográficas aprofundadas, o rancho passou a dançar e a cantar músicas genuínas do concelho de Pombal, tendo atualmente um vasto reportório. Esse reportório resulta (assim como os trajes e utensílios usados) das memórias das pessoas mais idosas da freguesia de Abiul.

O rancho tem vindo a apostar na formação dos seus jovens, para assim assegurar a continuação do trabalho desenvolvido nestes últimos anos.

Locais de recolha: junto das pessoas mais idosas de Ramalhais, Lagoa das Ceiras, Fontainhas, Cumieira e Carnide

Trajes: camponeses, moleiros, domingueiros, traje de ir à escola

Utensílios: ancinho de madeira, pau de defesa, boneca de trapos, saca escolar de serapilheira, pião, fisga, saca de retalhos, peneira, cesto de verga.

Tocata: acordeão, bombo, reco-reco, pandeireta e ferrinhos.

In Cancioneiro folclórico do Concelho de Pombal : outros tempos, outros costumes. / Pombal: Câmara Municipal, 2016. / 43 p.