DIGRESSÃO NACIONAL – Sara McCoy – High Priestess

A cantora e compositora americana Sarah McCoy apresenta o novo disco “High Priestess” e anuncia também o seu regresso a Portugal em Abril para uma digressão que culmina no dia 10 de Abril no Teatro Maria Matos, em Lisboa.
A artista afirmou-se em poucos anos como uma das figuras mais extravagantes da música alternativa e os seus espetáculos ao vivo rapidamente se tornaram experiências inesquecíveis e de uma enorme intensidade.À semelhança de “Blood Siren” (álbum lançado em 2019 pela Blue Note), também “High Priestess” foi produzido por Renaud Letang (Feist, Manu Chao, Charlotte Gainsbourg, Jane Birkin) e pelo conceituado pianista canadiano Chilly Gonzales com quem Sarah McCoy se cruzou em 2017 no festival ARTE Concert, em Paris, e com quem costuma partilhar palcos por todo o mundo.
Os temas de “High Priestess” mergulham profundamente no interior do seu imaginário singular e revelam uma artista em constante mutação, avessa a qualquer tipo de catalogação musical. O isolamento forçado dos últimos anos afetaram profundamente a sociedade e, no caso de Sarah McCoy, resultaram num trabalho que disseca e questiona a saúde mental com uma ‘dolorosa mas gentil faca afiada’. Segundo a artista, “High Priestess” é um álbum «termonuclear», com batidas graves, piano e uma capacidade vocal deslumbrante que desafia as certezas da realidade e apresenta texturas pós-apocalípticas nas entrelinhas.
A cantora e pianista – que viajou diretamente de Nova Orleães para a cena musical jazz e blues da Europa – explorou a vertente intimista e confessional no seu álbum de estreia e evoluiu agora para outro patamar de composição, optando por uma sonoridade mais eletrónica que vai seguramente conquistar novos públicos. “High Priestess” preserva contudo a escrita visceral e a voz poderosa que caracterizam Sarah McCoy.
Em Abril a artista vai passar por alguns palcos portugueses: a 5 de Abril vai estar no Teatro Municipal de Bragança, dia 6 segue para o Teatro Municipal da Covilhã, dia 8 é a vez do Teatro-Cine em Pombal e termina depois em Lisboa no dia 10 no Teatro Maria Matos.
05.04 – Teatro Municipal, Bragança
06.04 – Teatro Municipal, Covilhã